Você já ouviu falar sobre a sustentabilidade do aço na construção civil e entende a sua importância?
Cada vez mais precisamos nos preocupar em tomar ações sustentáveis a fim de garantir o futuro do mundo em que vivemos. Afinal, os bilhões de habitantes do mundo necessitam utilizar os recursos naturais de maneira ultra eficiente e, assim, desfrutar de alta qualidade de vida.


Por isso, antes de iniciar uma construção, é fundamental lembrar da importância que o aço desempenha nesta missão.
Explicaremos neste artigo porque o aço é a melhor solução para a construção ao se pensar em sustentabilidade, além de conhecer os seus benefícios para o meio ambiente.


Aço e sustentabilidade


O aço é um material que colabora amplamente com o desenvolvimento sustentável. Esse benefício é garantido em todas as etapas da construção, desde a edificação até o término da vida útil do material.


Ao escolher o material da obra, lembre-se sempre da importância de analisar todas as opções e trazer as soluções mais adequadas a cada etapa do projeto, como a escolha da implantação, seleção dos materiais, avaliação do impacto da obra em seu entorno, sem perder de vista o conforto aos seus usuários.


Benefícios do uso do aço no meio ambiente


Confira nos tópicos abaixo a forma como a sustentabilidade do aço auxilia a construção e o planeta:


Utiliza tecnologia limpa


As estruturas em aço são construídas utilizando tecnologia limpa e renovável. Esse processo é capaz de reduzir os impactos ambientais na etapa de construção.


Não prejudica o meio ambiente


O aço é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes. Isso significa que, esgotada a sua vida útil, ele não se torna lixo a ser decomposto pelo meio ambiente. Em vez disso, o material em forma de sucata é reciclado, tornando-se um novo aço, sem perder a qualidade do material.


Não polui o meio ambiente


O aço é obtido a partir do minério de ferro, um material não poluente, abundante na natureza e que não libera substâncias nocivas. A nível de comparação, uma tonelada de aço produz, ao longo de sua vida útil, menos CO2 que materiais similares como alumínio, magnésio ou fibra de carbono.


Menor movimentação de carga


A estrutura em aço é bem leve. Esse fator resulta em uma redução das fundações e escavações, o que diminui a quantidade de terra retirada e o seu posterior descarte. Dessa forma, ocorre menos movimentação de carga, reduzindo os índices de congestionamento em grandes centros e a consequente emissão de CO2.


Redução do uso de energia elétrica


O aço permite a construção de telhados e fachadas mais leves e transparentes, graças às suas estruturas que possibilitam a criação de vãos mais amplos. Dessa forma, a iluminação natural é mais bem aproveitada, reduzindo os gastos com energia elétrica.
Conforme pudemos perceber ao longo do artigo, o aço é um produto extremamente sustentável e que pode ser bem aproveitado em todas as etapas do processo de construção. 

As obras feitas com a utilização deste material oferecem um menor impacto negativo sobre o meio ambiente em relação à energia, consumo de matérias-primas, detritos e impactos no ambiente, o que é indispensável para a manutenção do mundo onde vivemos.


Por esses fatores, na hora de iniciar um projeto de construção civil, leve sempre o aço em consideração para as suas estruturas!
Veja também como aumentar a produtividade na construção civil com aço dobrado.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin