Você sabe qual é a diferença entre coluna, viga, pilar e laje? Juntos, esses são os elementos estruturais básicos e são responsáveis pela sustentação de uma construção.
São eles quem garantem a distribuição do peso de toda a estrutura, portanto um pequeno erro pode colocar em risco os trabalhadores ou mesmo os futuros moradores do imóvel.
Como é comum haver confusões em relação a essas estruturas, especialmente entre os leigos ou profissionais com menos experiência, preparamos este conteúdo rápido que vai explicar cada elemento e acabar de vez com as suas dúvidas! Vamos à leitura?
O que é uma coluna?
Uma coluna é um elemento da construção que é posicionado sempre de forma vertical. Sua função é oferecer sustentação para a construção, especialmente para as paredes e o teto.
Uma dúvida muito comum é em relação às colunas e aos pilares, que por serem aparentemente semelhantes, muitos acreditam se tratar da mesma coisa, mas não é!
Atenção, pois as colunas não devem jamais ser confundidas com os pilares. Apesar de ambos serem elementos de sustentação vertical, a coluna é mais robusta e costuma ficar oculta nas paredes.
Outro erro comum em relação às colunas ocorre entre os proprietários de imóveis. Muitos acreditam que é possível derrubar as colunas por uma questão estética, ou para ampliar o espaço. Cuidado, pois essa é uma prática muito perigosa!
Essa alteração não pode ser realizada sem a presença de um profissional, pois a ausência da coluna pode comprometer toda a estrutura do imóvel, provocar desabamento e colocar a segurança dos moradores em risco.
O que é um pilar?
Como já adiantamos, um pilar é outro elemento de construção vertical. Pode ser definido como uma coluna mais simples, de aparência menos robusta do que as colunas.
Enquanto a coluna sustenta principalmente paredes e teto, o pilar é o responsável por oferecer suporte para toda a estrutura. Sendo assim, sua função é transmitir as cargas para as fundações, para que sejam repassadas para o solo.
O que é uma viga?
A viga também é um elemento de construção, porém esta é posicionada na horizontal. Estão presentes em construções de grande porte e também em construções residenciais.
O seu posicionamento é acima das paredes, apoiadas entre dois pilares. As vigas sofrem cisalhamento e flexão. Elas recebem as cargas da laje e as repassa para os pilares.
Sua função é oferecer sustentação para a laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas. Desta forma, a construção estará estruturada como um todo.
O que é uma laje?
A laje é a responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção. Feita normalmente de concreto, é posicionada horizontalmente acima da viga e suporta cargas que geram cisalhamento e momento fletor.
Embora as lajes de concreto sejam mais comuns, há outras opções de materiais que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade da obra. Entre eles, podemos destacar material cerâmico ou o isopor, que serve também como um poderoso isolante térmico.
Conferimos neste artigo a diferença entre os principais elementos de sustentação em uma obra: coluna, viga, pilar e laje. Todos esses elementos fazem parte da estrutura da obra e devem ser muito bem construídos, pois são eles quem garantem a segurança e sustentação de toda a estrutura.
Ao reformar o seu imóvel, busque sempre o auxílio de um profissional, pois mexer com um desses elementos construtivos pode desestruturar toda a construção e causar desabamentos. Segurança sempre em primeiro lugar!
Está para iniciar uma construção ou reformar o seu imóvel? Confira este artigo que criamos para apresentar a importância da sustentabilidade do aço na construção civil.