O aço é um dos elementos mais importantes para a construção civil. Além de leveza e beleza, esse material oferece praticidade, limpeza e facilidade na manutenção.
Você sabia que o aço pode ser utilizado em diversos tipos de estruturas metálicas? Desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar a você 4 dentre os principais tipos de estruturas metálicas.
Quando utilizadas no projeto de construção civil, essas estruturas proporcionam muitas vantagens à construção, tornando a obra mais ágil, limpa, barata e sustentável. Vamos conhecer mais sobre cada uma delas?
Estruturas metálicas de mezaninos
Um dos tipos de estruturas metálicas é o mezanino, que é uma espécie de andar aberto encaixado entre dois andares, tipo uma pequena pavimentação.
O espaço costuma ser utilizado em edificações com pé direito alto, com o propósito de criar um espaço sem a necessidade de ampliar a estrutura física. Por isso, o mezanino é uma excelente solução para quem precisa de espaço extra, mas conta com poucas condições de ampliação.
O mezanino fabricado com estruturas metálicas é mais leve e versátil, conferindo maior praticidade e resistência ao projeto.
As estruturas metálicas são a solução mais eficiente para a construção de mezaninos. Como as peças de aço chegam cortadas já nas dimensões corretas e prontas para o uso, ocorre economia, redução de desperdício e maior limpeza do canteiro de obras.
Estruturas metálicas de coberturas
Outro tipo de estruturas metálicas são as coberturas, que podem ser compostas por estruturas e telhas metálicas ou apenas por telhas metálicas, dependendo do projeto.
Uma das vantagens das coberturas metálicas é que elas cobrem grandes vãos com facilidade, por isso são muito utilizadas em galpões logísticos.
As coberturas metálicas são desenvolvidas a partir de peças com tolerância milimétrica, o que reduz o desperdício e aprimora o acabamento, conferindo maior durabilidade.
Além disso, elas têm a capacidade de adaptação ao desenho de qualquer projeto, seguindo esquemas planos, ondulados, ou o formato desejado, praticamente sem erros.
Outra grande vantagem da cobertura metálica é a fácil substituição de suas folhas na manutenção por desagaste natural ou dano externo, bastando apenas remover a folha e substituir por uma nova.
As coberturas metálicas permitem construções ágeis, limpas, com qualidade superior e resistentes aos agentes externos.
Estruturas metálicas de edifícios
As estruturas metálicas para edifício costumam ser utilizadas em substituição a elementos estruturais de concreto e outros materiais.
As peças de aço estrutural podem ser utilizadas em estacas, oferecendo melhor desempenho e velocidade de produção.
O material também é muito utilizado em pilares e vigas. Outro formato é o de chapas de aço, que costumam ser aplicadas em revestimentos externos das edificações. As chapas de aço conferem uma estética refinada ao imóvel, com um baixo custo de manutenção.
Estruturas metálicas de galpões
As estruturas metálicas de galpões vem sendo cada vez mais utilizadas em galpões, silos para armazenagem de grãos e PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas.
O uso de estruturas metálicas em galpões permite uma montagem mais rápida e barata do que a alvenaria e podem ser utilizadas com finalidades comerciais ou domésticas.
As peças vêm pré-montadas de fábrica nas dimensões desejadas, oferecendo maior flexibilidade ao projeto. Além disso, são estruturas totalmente adaptáveis, ou seja, podem iniciar abrangendo uma área menor e posteriormente ampliar o seu alcance.
Apresentamos neste artigo os 4 principais tipos de estruturas metálicas: mezanino, cobertura, edifício e galpão.
O uso de aço é sempre uma ótima opção para a construção civil, por ser um material resistente, durável, de fácil manutenção e com um aspecto que oferece beleza aos projetos.
Gostou deste artigo? Confira também nosso outro conteúdo onde apresentamos 5 vantagens de utilizar estruturas de aço na construção civil. Até a próxima!